Dou início a esse bate papo te emanando axé. Isso mesmo, sinta as energias positivas da Bahia, um Estado que vive e respira o carnaval, principalmente na sua capital, Salvador. Quem vai curtir o carnaval da Bahia volta muitas outras vezes, seja atraído pelo ritmo, pelo astral ou pela alegria que ferve no período carnavalesco baiano.
Blocos carnavalescos
A festa de rua é o que impera e sempre foi o brilho especial do carnaval baiano. Embaladas por vários ritmos, as ruas da cidade de Salvador fervem quando o assunto é carnaval. Vale ir de pipoca, que quer dizer livre, leve, solto e saltitante, ao som da música, e vale ir de bloco, que nada mais é que uma multidão organizada, vestida com abadá personalizado, que é o uniforme do bloco, e sendo levada por um trio elétrico que ostenta no seu topo as estrelas da música, seja do axé, pop, afro, samba, pagode, e tantos outros que são bem vindos pelo folião.
Os famosos camarotes
Esse é o tipo de espaço do carnaval baiano onde, além de ter a possibilidade de assistir ao desfile, os participantes muitas vezes desfrutam de bebidas, comidas, espaços confortáveis para sentar, e às vezes, dentro do próprio camarote são apresentadas bandas locais e de outros estados e países, que levam os foliões do camarote ao êxtase. A estratégia da apresentação das bandas é justamente para preencher o intervalo entre um trio elétrico e outro, que não é demorado, mas a regra número um do carnaval é não ficar parado.
Circuitos do Carnaval de Salvador
Os locais onde os foliões podem curtir o carnaval são variados e o objetivo é justamente ter uma festa organizada, dividindo a multidão. Abaixo temos alguns dos principais circuitos.
Osmar
Este é o circuito mais antigo do Carnaval de Salvador. Ele é uma homenagem a um famoso músico baiano, que com seus filhos criou a banda Dodô & Osmar. O percurso deste circuito vai do bairro do Campo Grande até a renomada Praça Castro Alves. E você pensa que para por aí? Não para! Ele retorna quase ao ponto inicial, por uma rua chamada Carlos Gomes. Se você decidir se divertir em um dos blocos do circuito Osmar, prepare as pernas para 7 km, inflacionados ainda mais pelos seus pulos!
Barra/Ondina
Barra e Ondina são dois bairros da cidade de Salvador, que são abrilhantados no carnaval, pela passagem dos blocos e dos trios independentes, também. Este circuito é menor que o Osmar, mas ele ferve da mesma forma, com muita descontração, música, dança, arte e alegria!
Batatinha
Este é um circuito que acontece no Centro Histórico da capital da Bahia. Uma curiosidade deste circuito é a presença de bandas percussivas e fanfarras, diferente dos trios elétricos dos demais circuitos.
Partiu, Carnaval da Bahia?
Depois de dois anos impactado pela pandemia do Covid-19, o próximo carnaval a ser realizado na cidade de Salvador, Bahia, no ano de 2023, promete nada menos que alegria, música, calor humano e muito axé! Você não pode perder. Então reserve o seu abadá e, partiu, Bahia!