Falar sobre arte, para mim, é muito prazeroso, pois é um dos assuntos que eu mais aprecio. Eu costumo dizer que a arte e a música me completam. Na arte eu encontro beleza, sentimentos diversos e variadas formas da expressão humana. Na música eu encontro a arte, sendo transmitida em formato de sons e ritmos que me encantam, me fazem viajar no tempo e me trazem uma sensação de alegria e bem estar. Nesse momento eu quero falar um pouco sobre as artes performáticas. Muitos a conhecem apenas como artes cênicas. E você, compreende sobre as nuances da arte performática? Vamos falar um pouco sobre isso?
O que é arte
Arte, como um todo, é a expressão humana, apresentada de diversas formas, seja através da dança, da pintura, da fotografia, do cinema, da música. Ou seja, arte é criação, e também sentimento traduzido através da apresentação do artista.
Quando nasceu a arte
Considerando que a arte é uma forma do indivíduo de se expressar, artisticamente, podemos imaginar que desde o início da existência humana já deveria existir artista, ainda que não fossem denominados assim, afinal, a história nos mostra incríveis criações do homem, em épocas do passado. Como eu já citei, sou apaixonado pelo universo das artes, principalmente a música, e atualmente me dedico quase que integralmente à produção musical.
Onze tipos de artes
A arte admite várias interpretações. Existe uma classificação de onze tipos de apresentações de arte, que são traduzidos através da música, escultura, dança, teatro, literatura, pintura, fotografia, cinema, arte digital, jogos eletrônicos e histórias em quadrinhos.
E se eu te disser que existe uma categoria artística que consegue mesclar vários tipos de artes? Vamos ver como isso acontece?
Artes performáticas
A arte performática é uma forma de expressão que consegue unir dois ou mais tipos de arte, Também chamada de arte cênica, este tipo de apresentação surgiu em tempos mais modernos e tem como característica, além do seu formato híbrido, a interação entre o artista e o público, isto porque a arte performática é apresentada em palco, acompanhada de um público, ávido por criações inéditas e prontos para interagir com a arte, através de olhos vidrados no palco e aplausos constantes. Como exemplo de artes performáticas, temos as apresentações teatrais e as circenses.
O circo
Este é um dos exemplos mais clássicos da arte performática. Nele se apresentam diversos tipos de artistas, desde o palhaço, a bailarina, ao malabarista. Em comum, todos desenvolvem a sua arte unindo música, dança e, desta forma, mesclando tipos de artes.
Muito estudo, dedicação e ensaios
O artista que resolve desenvolver artes performáticas necessita enveredar no estudo sobre toda a parte técnica que consiste esse tipo de arte.
Importante falar que os principais instrumentos para o desenvolvimento das artes cênicas são o artista e o seu corpo. Claro que numa apresentação teatral existe toda estrutura de montagem, de direção, de figurino, e tudo isso faz parte das artes performáticas.
Palcos para a arte performática
Um detalhe muito importante sobre as artes performáticas é que, não obrigatoriamente num teatro ou circo elas poderão acontecer. Elas podem ser apresentadas em qualquer lugar que seja disponibilizado para apresentações, como um museu, numa praça. Se tem público e o artista pode se expressar no local, tá valendo!