Na minha rotina diária, a música faz parte quase que o dia inteiro. Acordo muito cedo, com o som tocado pelo meu despertador. Para esse momento eu programo música clássica. Sigo para o banho e já passo para um estilo pop rock. No decorrer do dia, ouço músicas de estilos variados. Portanto, a música está presente na maior parte do meu dia. Mas, afinal, por que será que ouvimos tanta música?
O que é música?
A música pode ser entendida como o arranjo de várias notas musicais, que organizadas produzem sons.
Desde sempre a humanidade ouve músicas, sendo elas de variados ritmos e estilos. Fazer música é produzir arte e ouvir música é exercitar o cérebro, gerando sentimentos que podem ser bons, nostálgicos, de euforia, alegria, prazer e bem estar.
Estilos musicais
Sabemos que cada pessoa tem um gosto para determinada coisa, seja no ato de se alimentar, de se vestir ou de realizar qualquer outra atividade. Isso se chama estilo, e com a preferência musical não seria diferente. Eu sou muito eclético, como falei inicialmente, saio da música clássica para o pop rock, muito facilmente. Com isso eu quero dizer que o estilo musical que escolho depende da atividade que estou realizando no momento. Uma coisa é certa, minha vida está sempre embalada por sons e ritmos.
Afinal, por que adotamos a música em tempo integral?
Por prazer
Se em várias situações cotidianas temos o poder de escolher em fazer ou não algo, ouvimos música por motivos variados. Um deles é o prazer, pois a música, com certeza, é capaz de liberar substâncias no nosso cérebro, associadas a nossa satisfação. Então, ouvir música é prazeroso, seja ela de qualquer estilo.
Para aliviar a ansiedade
Lembro que quando adolescente, eu curtia muito o estilo heavy metal e meus pais sempre falavam que eu era viciado nesse gênero do rock. Eu sempre argumentava que não era uma dependência e que ouvir meu heavy metal era uma forma que eu encontrava para atenuar a minha ansiedade e o meu stress, ainda que o estilo fosse metal, mas como já falei, cada um tem o seu gosto!
A música é uma terapia
O que podemos notar é que a maior motivação para apreciarmos ritmos musicais diversos, o tempo todo, é o poder que a música tem, de nos proporcionar sensações de êxtase ou euforia, sendo ambas importantes para o exercício das nossas atividades cerebrais. Portanto, escolha o seu ritmo e liga o som!