Ao redor do mundo, milhões de pessoas encontram formas de exercitar o corpo e a mente, com isso alguns praticam esportes, de forma amadora ou profissional, mas sempre trazendo bons resultados, para o corpo, para a mente e para o modo de viver. Seja qual for a modalidade escolhida, o importante é mexer o esqueleto.
E aqui dou início a um conteúdo que muitos vêem como arte, outros como esporte, e alguns como uma miscelânea de esporte e arte. E você, o que pensa a respeito da dança? Vamos rodopiar neste universo?
Desde quando a dança é praticada
A dança é uma arte diretamente ligada ao ser humano, ou vice-versa. Ainda que a pessoa não aprecie dançar, em algum momento da vida ela já sacolejou o corpo, ao ouvir uma música. A dança envolve, motiva, alegra e acelera o coração. Portanto, desde a existência do ser humano, a dança existe.
Os maiores dançarinos já consagrados
A história da dança registra uma quantidade imensa de dançarinos maravilhosos, e de diversas nacionalidades, nas variadas modalidades, sejam elas o sapateado, a dança de salão, o jazz, o ballet, o street dance, breaking ou tantas outras. Abaixo, relaciono alguns dançarinos muito conhecidos.
1 – Pina Baush
Esta dançarina, nascida na Alemanha, é muito apreciada e ganhadora de muitos prêmios no universo da dança.
2 – Ana Botafogo
Ana Botafogo é uma dançarina brasileira, nascida na belíssima cidade do Rio de Janeiro, e é um dos nomes da dança mais conhecidos no Brasil e no mundo. Ana Botafogo segue o estilo clássico e já se apresentou em muitos países, sendo sempre ovacionada pelo público.
3 – Mikhail Baryshnikov
Cresci ouvindo falar sobre esse nome. Confesso que é difícil de pronunciar e fácil de articular palavras sobre o dono, que é um dançarino russo-americano, consagrado no Ballet Clássico e amado em várias partes do mundo, sem esquecer que ele é um dos responsáveis pela inovação trazida pela Dança Moderna. Uma curiosidade bem bacana sobre Baryshnikov é que ele fez parte do famosíssimo Balé Kirov, que é uma companhia russa de dança de muito prestígio.
4 – RoxRite
Este é um mexicano que dança breaking e já conquistou diversos campeonatos mundiais, sendo o vencedor do conhecido torneio Red Bull BC One 2011. Mas ele não parou por aí e há uma marca, no ano de 2018, da conquista de 100 títulos. Imagina o quanto esse b-boy é espetacular
Afinal, a dança é um esporte?
Percebeu que eu falei logo acima sobre campeonato? Eis uma dúvida de muitos, se a dança pode ser considerada esporte ou não. E eu vos respondo, de acordo com todas as pesquisas que realizei sobre o assunto.
A partir do momento em que a dança entra no rol das competições, ela pode ser considerada esporte. Portanto, a dança pode ser arte, atividade física, esporte ou tudo isso junto. A escolha é do dançarino, sobre qual modalidade ele vai optar.
Dança é salutar
Diante de tudo o que falei até aqui sobre a dança, fica claro que ela pode ser o que desejarmos, não é mesmo? Cada pessoa faz a sua opção, seja praticando apenas como arte, como uma atividade física, entretenimento, expressão corporal, exposição de criatividade e, também como esporte. Nesse caso, geralmente, acaba sendo um conjunto de realização pessoal e profissional. E você, curte dançar?